Boletim de 07 de Maio de 2017
MEDITAÇÃO: ESPERAR

Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.Sl 46.10

Vivemos num tempo em que esperar é algo quase intolerável no passado, a demora se media em dias e meses. Hoje ela representa o que vais do instante em que o computador é ligado e o programa aparece na tela, ou o micro-ondas para aquecer o café, ou o que a pessoa leva para atender ao telefone, ou o semáforo mudar de vermelho para verde. Isto significa que a impaciência se instalou com tal prepotência em nós e o tempo passou a ser medido pelos segundos. Mesmo quando a espera é insignificante, dificilmente conseguimos controlar os nossos sentimentos. Tudo isto faz parte da existência do homem na sociedade contemporânea.

A sabedoria popular afirma que a paciência é a arte de saber esperar. O problema com esta definição é se fundamentar em crer que a nossa “atividade” principal consiste na espera quando não podemos fazer o tempo correr mais depressa. O salmista nos fornece um importante elemento no processo de acalmar o espirito e dominar os impulsos do desespero: “Aquieta-vos e sabei que eu sou Deus...” Nosso chamado primordial é orientarmos nossa existência integral aos constantes convites de Deus para andarmos com Ele e buscá-lo nas situações mais frustrantes.

Assim sendo, poderíamos definir a paciência como o desafio para nos deleitarmos em Deus quando as circunstâncias procuram nos levar à preocupação, à ansiedade e ao ativismo.

Considere esta situação típica. Estamos a fila em uma repartição do pública. Entregamos os papéis, e aí chega um funcionário para dizer que o sistema do computador caiu”. Todos terão que esperar até que volte. Quanto tempo vai levar? Ninguém sabe! Pensamos nas inúmeras coisas que temos de fazer. Coisas ruins vêm à mente contra o governo, os funcionários, o sistema etc.! Quanto maior a demora, mais cresce a nossa inquietação interior e mais visível fica o nosso enfado. Com certeza podemos afirmar que estamos esperando, mas não desfrutando do momento. Perdemos ali uma excelente oportunidade para entrar em sintonia com aquele que, dois dias antes, na igreja, declaramos ser o Criador do universo.


AVISOS

Prezadas irmãs em Cristo,

Com alegria estamos preparando o XX Encontro da Mulher Cristã que será realizado no sábado dia 27 de maio em Castrolanda. Pedimos para reservarem esta data no planejamento dos grupos de mulheres. O convite oficial será enviado posteriormente.

Desde já queremos comunicar-lhes a dinâmica do dia para que cada grupo possa se organizar com antecedência. O dia terá como tema: “História, Vida e Esperança”. De manhã a mensagem será do pastor Marco Aurélio da IER de Ponta Grossa, Haverá um local para a exposição das bandeiras.

Para uma parte da programação da tarde precisamos da colaboração de vocês, por isso temos dois pedidos especiais para cada IER:

1 - Como o tema trata de história, gostaríamos que pensassem na história do(s) grupo(s) de mulheres ou da igreja de vocês e que preparassem uma apresentação de até 8 minutos para o período da tarde.

Favor não passar disso, porque temos em torno de oito grupos. Pensamos em uma apresentação criativa de algo que identifique o próprio grupo ou a própria igreja em forma de teatro, música, poesia, slides ou outro, quem sabe destacando uma história ou pessoa importante.

Para podermos organizar a programação, solicitamos que nos enviem uma ideia do que será apresentado até o dia 1º de maio.

2 - Além disso, planejamos fazer uma retrospectiva dos encontros que houve até agora. Será uma apresentação de slides na hora do almoço. Pedimos que nos enviem as fotos que tem dos encontros que aconteceram na sua própria igreja. Por favor, podem nos enviar até 10 fotos de cada encontro até dia 20/04? Para facilitar listamos aqui os encontros que foram organizados por sua igreja:

Curitiba: maio de 2002, 2008 e 2014.

Agradecemos a divulgação do encontro, assim como sua atenção quanto aos pedidos especiais para os dias 1º de maio e 20 de abril. O convite oficial será enviado posteriormente.

Sentimo-nos ansiosas para compartilhar nossas histórias umas com as outras.

Atenciosamente,

Gerda van Arragon, Adriana Busch e Marina van der Vinne.

 

FERIAS

Informamos que neste mês o pastor Gerson sairá 15 dias de férias

 

REUNIÃO SINODO

Reunião do Sínodo será realizada no dia 12 e 13 de maio em Tibagi

 

CALENDÁRIO 

Calendário
07/05 - Domingo (Santa ceia)

   - 10:00 Culto na IER Curitiba

  • Plantão: Presbítero Mirialdo e Diacono João Luiz

   - 18:00 Culto na IER Campo Magro

12/05 - Sexta-feira

   - Reunião do Sínodo

13/05 - Sábado

   - 9:00 Catecismo

  - Reunião do Sínodo

14/05 - Domingo 

   - 10:00 Culto na IER Curitiba 
  • Plantão: Presbítero Lucello e Diaconisa Ivone

   - 18:00 Culto na IER Campo Magro

21/05 - Domingo
   - 10:00 Culto na IER Curitiba  
  • Plantão: Presbítero Fábio e Diacono João Luiz

   - 18:00 Culto na IER Campo Magro

27/05 - Sábado
   - 9:00 Catecismo
28/05 - Domingo
   - 10:00 Culto na IER Curitiba  
  • Plantão: Presbítero Mirialdo e Diaconisa Ivone

   - 18:00 Culto na IER Campo Magro

 

Aniversariantes
Clique aqui e veja os aniversariantes do mês.

 

Contatos do Conselho
Pastor Gerson Iurk - (41) 3026-4863 e (41) 99611-0353 / geriurk@hotmail.com
Presbítero Mirialdo Klingenfuss - (41) 999343927 / miroklin@gmail.com
Presbítero Fabio Verschoor - (41) 99991-9750 / fabio@dinfo.com.br
Presbítero Lucello Berendsen - (41) 99927-4410 / lucellob@gmail.com
Diacono João Luiz - (41) 99639-3436 / jota.luiz2210@gmail.com
Diaconisa Ivone - (41) 99947-1715 /