Boletim de 29 de Março de 2017
MEDITAÇÃO: O SALMO DA UNIDADE

Salmo 133)

Você já visitou uma igreja onde a unidade foi claramente vista pelo interesse sincero, entusiasmo e felicidade entre os membros. Ou a igreja estava com tantos atritos que você percebeu imediatamente? A unidade entre os cristãos é, às vezes como dois porcos-espinhos friorentos encostados um ao outro; eles precisam um do outro, mas se espinham um no outro!

O Salmo 133 nos dá o lado positivo da unidade.  É um cântico de ascensão que significa que quando os peregrinos subiam ao Monte Sião cantavam este Salmo juntos.  Uma das razões pelas quais Deus escolheu um lugar para adoração foi preservar a unidade da nação. No versículo 1, Davi diz que a unidade é boa e agradável.  A palavra hebraica para agradável é usada de vários modos para a harmonia da música, para um campo coberto de trigo e para a doçura do mel.  A unidade é tão doce como o mel ou tão harmoniosa como um cântico bem cantado. 

Nos versículos 2-3, Davi se refere ao precioso óleo.  Este óleo santo continha mirra, canela, junco perfumado e cássia.  Quando o sumo-sacerdote chegava, podia-se sentir esta suave fragrância.  Não era ofensiva a ninguém.  É deste modo que deve ser nossa comunhão com o povo de Deus.  Quando os cristãos convivem juntos em unidade, que suave fragrância isto é!

A segunda ilustração é o perpétuo orvalho.  Duas coisas são necessárias para a formação do orvalho: umidade e frio. Sendo a Palestina próxima ao Mar Mediterrâneo, há sempre uma grande porcentagem de vapor d'água no ar.  O Monte Hermom, aquele grande pico coberto de neve ao norte, provê o frio.  Depois do pôr do sol, com o frio do monte Hermom, a umidade é condensada em orvalho.  Se não fosse pelo orvalho no verão, toda a vegetação pereceria.  No norte de Israel, os orvalhos são tão densos que as plantas e árvores são literalmente molhadas com água à noite.  Assim, a montanha gigante está constantemente juntando e enviando nuvens que descem para Sião para levar orvalho à terra.

Davi pode estar dizendo que quando os irmãos israelitas do norte se unem com aos irmãos do sul em Jerusalém, para adorar a Deus juntos, é como este processo climático natural.  É o que mantinha os israelitas nutridos espiritualmente quando eles se encorajavam uns aos outros nas coisas de Deus.

E assim como os densos orvalhos da Palestina refrescam e revigoram a vida das plantas, do mesmo modo, a bênção da unidade desce sobre a igreja onde as virtudes espirituais podem se desenvolver e florescer nas vidas do povo de Deus.  A discórdia rompe, destrói e mata todas as virtudes mais finas que poderiam crescer facilmente sob a bênção da verdadeira unidade.

Quando os cristãos convivem em unidade, Deus pode abençoar esse relacionamento porque eles não ergueram barreiras que evitem essas bênçãos. Assim, nossa "vida";(133:3), em algum grau, depende da verdadeira unidade.

Teriam os cristãos de hoje em dia atingido este ideal bíblico de unidade?  Que cada um de nós se pergunte: "Será que minha relação com outros cristãos oferece a fragrância do ungüento e do orvalho refrescante e sustentador da vida? Se não, o que precisa mudar";

Por Barry Hudson


AVISOS

Prezadas irmãs em Cristo,

Com alegria estamos preparando o XX Encontro da Mulher Cristã que será realizado no sábado dia 27 de maio em Castrolanda. Pedimos para reservarem esta data no planejamento dos grupos de mulheres. O convite oficial será enviado posteriormente.

Desde já queremos comunicar-lhes a dinâmica do dia para que cada grupo possa se organizar com antecedência. O dia terá como tema: “História, Vida e Esperança”. De manhã a mensagem será do pastor Marco Aurélio da IER de Ponta Grossa, Haverá um local para a exposição das bandeiras.

Para uma parte da programação da tarde precisamos da colaboração de vocês, por isso temos dois pedidos especiais para cada IER:

1 - Como o tema trata de história, gostaríamos que pensassem na história do(s) grupo(s) de mulheres ou da igreja de vocês e que preparassem uma apresentação de até 8 minutos para o período da tarde.

Favor não passar disso, porque temos em torno de oito grupos. Pensamos em uma apresentação criativa de algo que identifique o próprio grupo ou a própria igreja em forma de teatro, música, poesia, slides ou outro, quem sabe destacando uma história ou pessoa importante.

Para podermos organizar a programação, solicitamos que nos enviem uma ideia do que será apresentado até o dia 1º de maio.

2 - Além disso, planejamos fazer uma retrospectiva dos encontros que houve até agora. Será uma apresentação de slides na hora do almoço. Pedimos que nos enviem as fotos que tem dos encontros que aconteceram na sua própria igreja. Por favor, podem nos enviar até 10 fotos de cada encontro até dia 20/04? Para facilitar listamos aqui os encontros que foram organizados por sua igreja:

Curitiba: maio de 2002, 2008 e 2014.

Agradecemos a divulgação do encontro, assim como sua atenção quanto aos pedidos especiais para os dias 1º de maio e 20 de abril. O convite oficial será enviado posteriormente.

Sentimo-nos ansiosas para compartilhar nossas histórias umas com as outras.

Atenciosamente,

Gerda van Arragon, Adriana Busch e Marina van der Vinne.

 

 

CALENDÁRIO 

Calendário
02/04 - Domingo (Santa ceia)

   - 10:00 Culto na IER Curitiba

  • Plantão: Presbítero Lucello e Diaconisa Ivone

   - 18:00 Culto na IER Campo Magro

08/04 - Sábado

   - 9:00 Catecismo

09/04 - Domingo 

   - 10:00 Culto na IER Curitiba 
  • Plantão: Presbítero Fábio e Diacono João Luiz

   - 18:00 Culto na IER Campo Magro

16/04 - Domingo (almoço comunitario)
   - 10:00 Culto na IER Curitiba  
  • lantão: Presbítero Mirialdo e Diaconisa Ivone

   - 18:00 Culto na IER Campo Magro

23/04 - Domingo
   - 10:00 Culto na IER Curitiba  
  • Plantão: Presbítero Lucello e Diacono João Luiz

   - 18:00 Culto na IER Campo Magro

29/04 - Sábado
   - 9:00 Catecismo
30/04 - Domingo
   - 10:00 Culto na IER Curitiba  
  • Plantão: Presbítero Fábio e Diaconisa Ivone

   - 18:00 Culto na IER Campo Magro

 

Aniversariantes
Clique aqui e veja os aniversariantes do mês.

 

Contatos do Conselho
Pastor Gerson Iurk - (41) 3026-4863 e (41) 99611-0353 / geriurk@hotmail.com
Presbítero Mirialdo Klingenfuss - (41) 999343927 / miroklin@gmail.com
Presbítero Fabio Verschoor - (41) 99991-9750 / fabio@dinfo.com.br
Presbítero Lucello Berendsen - (41) 99927-4410 / lucellob@gmail.com
Diacono João Luiz - (41) 99639-3436 / jota.luiz2210@gmail.com
Diaconisa Ivone - (41) 99947-1715 /